terça-feira, setembro 01, 2009

A história de um ataque de riso

Passei hoje na Bertrand e comprei um livro: O que é a filosofia?, de Ortega Y Gasset (uma obra que está incluída na excelente colecção da Biblioteca Editores Independentes). Quando ia pagar, reparo no saco da livraria. No saco lia-se «Cartão Leitor Bertrand - Carregado de Vantagens». Perguntei logo quais as vantagens do cartão (na minha mala só tenho dois "cartões que dão desconto": um do Modelo e outro da Fnac). Ouvi com atenção até à parte em que a pessoa me diz que o cartão de leitor dá desconto imediato de 10% MAS só nas «segundas segundas-feiras de cada mês». Ao ouvir isto tive um ataque de riso. Tive mesmo. Pedi desculpa porque não conseguia ouvir mais nada. Foi quase um minuto de riso. Razões? As perguntas que surgiram na minha mente. Foram várias. Será que há pessoas que esperam pelas «segundas segundas-feiras de cada mês» para comprarem livros? Porquê às «segundas segundas-feiras de cada mês»? E porque não às «segundas quartas-feiras de cada mês»? Ou aos «segundos domingos de cada mês» (como acontece com algumas feiras)? Mas quem é que se lembrou desta grande vantagem?
Lá acabei por pagar - sem desconto, porque hoje é terça-feira, é a primeira semana do mês e eu nem tenho um cartão carregado de vantagens...