sábado, julho 25, 2009

Um peixinho, uma saladinha e a continha


Eu já tinha dado por isto, e acho que li alguma coisa sobre o caso: há empregados de mesa que usam e abusam dos diminutivos. Mas hoje a situação foi mais grave: fui atendida por uma pessoa que usava apenas formas no diminutivo. Bom, foi mais ou menos assim: eu disse "queria peixe" e o empregado responde "vai um peixinho, então"; depois, pedi o acompanhamento e ouço "muito bem, uma saladinha!"; por fim, peço a bebida e tenho como resposta "então vai ser uma águinha". Depois, no decorrer da refeição, o empregado passou por perto e perguntou "o peixinho está bom?"; nesta altura, a pessoa que estava comigo respondeu "o peixinho está óptimo". Chegou então a altura da sobremesa e aqui, juro mesmo, o meu pedido foi confirmado assim: "ok, uma moussezinha" (ou "mussezinha", na forma aportuguesada). Por fim, lá pedimos a conta, perdão, a continha.